Portagens vão baixar nas ex-SCUT das regiões do interior

Medida deverá ser anunciada pelo Governo até ao verão e entrar em vigor ainda este ano

As portagens nas ex-SCUT do interior do País vão passar a ter descontos para todos ainda este ano, noticia o JN. Até ao verão, avança o diário, o Governo deverá anunciar essa medida, que foi tema na campanha eleitoral, tanto de António Costa como de Passos Coelho.

Na segunda-feira o ministro-adjunto Eduardo Cabrita esteve reunido com as associações que representam as empresas de transporte de mercadorias e, no final, anunciou uma redução no custo daquelas vias para veículos pesados, que poderá favorecer também os outros utilizadores. Só nos próximos meses, no entanto, serão identificadas as ex-SCUT abrangidas e o valor dessa redução.

Após essa mesma reunião, o Executivo garantiu ainda que os veículos de transporte de mercadorias com peso superior a 35 toneladas vão ter também "acesso a gasóleo profissional em zonas de fronteira", com uma redução de preço. Essa redução, avança o JN na edição de hoje, pode chegar aos 14 cêntimos nos postos de abastecimento junto à fronteira com Espanha.

As portagens nas ex-SCUT que eram, aliás, assim chamadas por serem originalmente vias sem custos para os utilizadores, são uma questão antiga que já teve avanços e recuos, e chegou a gerar protestos por parte das populações em regiões sem alternativas às vias rápidas, como acontece nas regiões do interior.
Na última campanha eleitoral, tanto Passos Coelho como António Costa defenderam reduções nestas portagens.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG