Orgulho e confiança unem-se pela Ajuda

Considerado um dos marchantes mais antigos de Lisboa, Tó Marinheiro já representa o seu bairro na Ajuda há mais de 27 anos. Começou como mascote, depois foi marchante, tornou-se ensaiador das Marchas dos Mercados e até já foi padrinho. "É um orgulho mostrar o bairro, as festas da cidade são para os lisboetas, para a população e para os estrangeiros que nos vêm ver", conta Tó Marinheiro que já tem planos para inscrever a neta nas marchas. Ouve-se as primeiras notas da marcha e Tó Marinheiro corre para o seu lugar para o ensaio poder começar. Também a mascote não falta a um único ensaio e Rita, de oito anos, parece saber os passos tão bem como os marchantes. "Gosto muito das marchas e também tenho de ensaiar para aprender os passos." Sonha com o dia em que possa marchar ao lado da sua família que também participa.

A Marcha da Ajuda vai trazer de volta uma antiga rivalidade com o tema "Capotes Brancos e Capotes Pretos". Vão utilizar o branco e o preto para os soldados, o azul e o vermelho como símbolo da monarquia e o ouro e a prata para dar brilho. "São figuras do século XVIII e são muito carismáticas da cidade. É uma coreografia diferente das que estamos habituados, mas houve um grande empenho pela gente do bairro", diz Hugo Barras, ensaiador pela Ajuda há apenas um ano mas que já ambiciona conquistar o 1.º lugar. "Claro. O 2.º lugar já é uma derrota. Está tudo preparado para ganharmos."

Partilhando da sua confiança está o responsável pelas marchas e atual presidente do Ajuda Clube, Adolfo Barão. "Onde estou, entro sempre para ganhar. Porque não podemos ganhar? Podemos sempre sonhar." Marchou desde os seus 14 anos, altura em que se mudou para o bairro, e desde então procura incutir essa vontade na família. Vai apontando para os vários participantes que estão a ensaiar, "está ali o meu genro" e "aquele acolá é o meu sobrinho".

Tem como sonho "formar uma mística, que é algo que passa de pais para filhos. Quero tornar a marcha uma família".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG