Oito regiões com níveis muito altos

Oito regiões do país apresentam hoje um nível de radiação ultravioleta (UV) muito alto, de acordo com dados do Instituto de Meteorologia (IM).

As regiões de Bragança, Faro, Funchal, na Madeira, Penhas Douradas, Viana do Castelo, e Santa Cruz, Angra do Heroísmo e Ponta Delgadas, as três últimas nos Açores, apresentam níveis muito altos de radiação ultravioleta entre os índices 8 e 10.

De acordo com o IM, a incidência de radiação será maior entre as 11:00 e as 15:00 em Bragança, Faro e Penhas Douradas, e entre as 12:00 e as 16:00 no Funchal, Viana do Castelo, Santa Cruz, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

No caso de índice muito alto, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, protetor solar e guarda-sol bem como evitar a exposição das crianças ao Sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível no site do IM.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, consoante o índice que chega ao 11.

O IM prevê para hoje nas regiões Norte e Centro do Continente céu pouco nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade a partir do meio da manhã, e aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada a partir do final da tarde na região Centro.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG