Oito distritos do continente e Madeira e Açores sob aviso amarelo

Oito distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte e trovoadas, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na última atualização da página oficial do IPMA, às 18:09, pode ler-se que os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria estão em "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica", tal como todas as ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

No resto do país não se prevê nenhuma situação meteorológica de risco, refere o IPMA.

De acordo com as informações disponíveis na sua página na Internet, a Proteção Civil colocou, até à meia-noite, os distritos de Coimbra e Santarém sob alerta amarelo e os distritos de Vila Real, Porto e Aveiro sob alerta azul.

O alerta amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, é acionado pela Proteção Civil sempre que se prevêm fenómenos que, "não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens", levando ao reforço das "atividades de monitorização e vigilância da situação", e à intensificação das "ações preparatórias para as tarefas de intervenção".

Sempre que é acionado o alerta amarelo a Proteção Civil recomenda que as populações se mantenham informadas e que adotem comportamentos e medidas de prevenção adequados para evitar "correr perigos desnecessários".

O alerta azul, o menos grave de uma escala de quatro, pressupõe a existência de condições para "ocorrência de fenómenos com dimensão e magnitude normais", mas que, ainda assim, levam a Proteção Civil a acionar meios que permitam a "redução dos efeitos negativos dos eventos previstos", e a recomendar às populações que se mantenham informadas sobre o evoluir das situações.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG