Bispo do Porto destacou-se na Diocese de Aveiro pelo "trabalho de proximidade"

A Diocese de Aveiro salientou o "trabalho de muita proximidade" às pessoas e aos próprios párocos que António Francisco dos Santos ali desempenhou como bispo, entre 2006 e 2014.

O atual bispo do Porto e antigo bispo de Aveiro, António Francisco dos Santos, morreu hoje, aos 69 anos, vítima de ataque cardíaco.

"Já há muito tempo que avaliámos o que fez em Aveiro e posso dizer que D. António Francisco dos Santos realizou aqui um trabalho de grande proximidade, sempre empenhado em ir ao encontro das pessoas, com muita amizade e muita abertura", afirmou o vigário-geral da Diocese de Aveiro.

Joaquim Rocha realçou ainda que António Francisco dos Santos era "incansável" e revelou sempre muita compreensão para com as exigências da vida religiosa.

António Francisco do Santos tinha 69 anos e era natural da freguesia de Tendais, no concelho de Cinfães, distrito de Viseu.

Concluiu o Curso Superior de Teologia no Seminário Maior de Lamego em 1971, foi ordenado padre em dezembro de 1972 e teve a sua ordenação episcopal em março de 2005, na Sé de Lamego.

Exerceu como bispo auxiliar de Braga entre 2004 e 2006, após o que assumiu a liderança do Diocese de Aveiro até ser nomeado, em fevereiro de 2014, sucessor de Manuel Clemente como bispo do Porto - cargo que assumiu oficialmente em 5 de abril de 2014.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG