'O pior dos momentos' para discutir a revisão constitucional

O ministro Pedro Silva Pereira diz que o projecto que o PSD apresentou 'deve ser rejeitado com justa causa'

O ministro Pedro Silva Pereira reafirmou a posição do Partido Socialista de que a revisão constitucional deve ser feita com 'outras condições políticas, num contexto mais favorável' e que 'este é o pior dos momentos'.  

Questionado pelos jornalistas, à margem da cerimónia de entrega de prémios de mérito escolar a jovens beneficiários do Programa Escolhas, sobre notícias de que o PS estaria disponível para discutir a proposta de revisão constitucional do PSD mas só depois do Orçamento do Estado e das eleições presidenciais, Silva Pereira disse não comentar notícias de fontes anónimas e reafirmou que 'esta revisão constitucional é inoportuna'.

'O que o PS tinha a dizer disse-o no momento próprio, que esta revisão constitucional é inoportuna, não há nenhuma razão atendível para uma revisão constitucional e que o projecto que o PSD apresentou é um projecto que deve ser rejeitado com justa causa', afirmou.

Para o ministro, 'este é o pior dos momentos', embora admitindo que 'esta é uma legislatura que tem poderes de revisão constitucional' defendeu que deve ser escolhido o momento adequado para se iniciar a discussão constitucional.

'O PSD não teve esse bom senso e quis precipitar uma discussão sobre o sistema político, sobre os poderes presidenciais em plena campanha presidencial, o que não faz sentido nenhum', disse.

O ministro da Presidência defende que haverá 'outras condições políticas e um contexto mais favorável para discutir estas questões fora do âmbito de uma campanha presidencial', mas quis deixar claro que 'se o PSD ou outro partido tomar a iniciativa de apresentar formalmente na Assembleia da República um projeto de revisão constitucional - todos os outros partidos têm 30 dias para apresentar os seus projectos alternativos - o que o PS decidiu foi que estaria preparado para essa eventualidade, que o PSD anunciou para Setembro'.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG