Senhor de Matosinhos restaurado e apresentado ao público

Foi esta tarde apresentada à população a imagem do Senhor de Matosinhos após meses de um intenso trabalho de restauro, quase na íntegra suportado financeiramente pela Autarquia de Matosinhos.

Trata-se da mais antiga imagem existente em Portugal, de um Cristo crucificado em tamanho natural. Datado presumivelmente do século XII, o Senhor de Matosinhos foi objeto de uma intervenção profunda que veio travar a sua crescente degradação que se refletia já num preocupante estado de conservação.

Os trabalhos de consolidação e restauro, que recorreram às mais modernas técnicas, incluindo TAC, radiografia, e análise e fotografia microscópicas, foram desenvolvidos por Alexandre Maniés, no âmbito da investigação e tese de mestrado que está a desenvolver na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto.

Segundo a lenda, foi no ano 124 que as águas do oceano depositaram na praia desta localidade a imagem de Jesus na cruz esculpida, poucos anos antes, por Nicodemos, testemunha

privilegiada dos últimos momentos da vida de Cristo.

A apresentação da imagem restaurada acontece em simultâneo com o arranque das Festas do Senhor de Matosinhos, uma das mais famosas e concorridas romarias do Norte.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG