Negociações com ministério retomadas na sexta-feira

As negociações entre o Ministério da Educação e a Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) por causa dos contratos de associação serão retomadas na sexta-feira, disse à agência Lusa fonte deste organismo.

Desde quinta-feira que a AEEP e o Ministério da Educação estão em negociações por causa da revisão do financiamento dos contratos de associação entre escolas privadas e o Estado. Na quinta-feira, o Ministério da Educação apresentou as conclusões de um estudo que encomendou à Universidade de Coimbra sobre a rede de colégios com financiamento público que propõe a extinção dos contratos de associação com várias escolas e uma redução em 10 por cento do número de turmas financiadas.

No final da reunião de quinta-feira, o presidente da AEEP, João Alvarenga, disse aos jornalistas: "Estamos a trabalhar para encontrar um acordo global que devolva a paz às escolas. Está na mesa uma proposta que esteve a ser discutida durante a tarde. Interrompemos agora mas continuamos amanhã". Quando questionado sobre se tinha tido acesso ao estudo da Universidade de Coimbra, João Alvarenga afirmou ter tido conhecimento pelo secretário de Estado "de números gerais".

"Estamos a trabalhar para encontrar uma solução que pensamos ter que passar por manter as escolas vivas e a funcionar. Queremos encontrar uma solução e esperamos da parte do Governo abertura para isso", reiterou. Fonte da AEEP disse hoje à Lusa que não há por agora nada a acrescentar a estas declarações.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG