Muitos telefonemas de pais marcam primeiro dia de vacinação de crianças até aos 12 anos

Muitos telefonemas de pais para os centros de saúde a perguntar quando podem levar os filhos para serem vacinados contra a gripe A (H1N1, marcaram o primeiro dia de vacinação das crianças até aos 12 anos.  

Os pais podem vacinar, a partir de hoje, as crianças até aos 12 anos, bastando, para isso, contactar o centro de saúde, já que não é necessária qualquer declaração médica. Foi isso que aconteceu, segundo vários centros de saúde contactados pela agência Lusa.

"Ainda é o primeiro dia, ainda não há muitas crianças a serem vacinadas. Mas tem havido muitos telefonemas de pais a perguntarem quando podem trazer os filhos à vacinação", disse à agência Lusa uma fonte do Centro de Saúde da Venda Nova, na Amadora.

No Centro de Saúde do Cacém, concelho de Sintra, a azáfama foi grande no gabinete de vacinação: "Desde as 08:00 de hoje fizemos 30 marcações de crianças até aos 12 anos para receberam a vacina", disse a enfermeira responsável pelo serviço.

"Hoje estamos só a marcar e a agendar", adiantou a mesma fonte, sublinhando que está "tudo marcado até ao dia 07 de Janeiro".

Também o Centro de Saúde de Santa Maria da Feira, no Porto, recebeu vários pedidos. "As pessoas têm estado a ligar e a marcar", referiu uma fonte do serviço.

O mesmo não se passa no Centro de Saúde de Viana do Alentejo, onde há alguns pedidos mas "ainda são poucos", disse à Lusa Saudade Marques, apontando como explicação o facto de ser "um meio pequeno".

"Hoje tivemos oito pedidos", avançou Saudade Marques, adiantando que o próprio centro de saúde está a contactar os pais para os informar sobre a vacinação.

"Conhecemos as pessoas e vamos contactando os pais", disse, acrescentando que a adesão à vacina não tem sido grande.

Para Saudade Marques, "as pessoas ainda estão um bocadinho receosas em relação à vacina". "Perguntam-nos qual é a nossa opinião e nós dizemos que a decisão é dos pais", comentou.

No Centro de Saúde de Viana no Alentejo, as vacinações também funcionam por marcação, uma vez que têm de reunir um grupo de 10 crianças.

Já no Centro de Saúde de Sete Rios, a "vacinação está a correr bem", com muitas marcações.

As autoridades de saúde iniciaram hoje a campanha de vacinação do Grupo C, com prioridade às crianças até aos 12 anos.

A campanha de vacinação contra a gripe pandémica, iniciada a 26 de Outubro, tem como principal finalidade "proteger cidadãos mais vulneráveis, reduzir a probabilidade de ocorrência de casos graves, bem como assegurar a continuidade dos serviços essenciais".

O fornecimento faseado das vacinas implicou a definição dos grupos-alvo A, B e C, por ordem de prioridade.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG