Viaturas presas pela neve em Câmara de Lobos, Madeira, bombeiros tentam retirar ocupantes

Os Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, na Madeira, estão a tentar retirar os ocupantes de três viaturas que ficaram retidas no Jardim da Serra devido à queda de neve, disse à Lusa fonte da corporação.

Segundo a mesma fonte, as viaturas estão bloqueadas pela neve na zona da Boca da Corrida. Os bombeiros de Câmara de Lobos têm em serviço outras duas viaturas, uma no sítio do Castelejo "por causa de uma árvore que ameaça cair sobre uma casa" e outra, por prevenção, no Curral das Freiras, referiu.

Também os bombeiros da Ribeira Brava foram chamados esta manhã para ajudar dois autocarros de turistas que transportavam mais de 70 passageiros que estavam com dificuldades em circular na Encumeada devido ao gelo na estrada.

"Estávamos a subir a Encumeada e o autocarro começou a patinar, o piso estava escorregadio, havia duas carrinhas paradas à frente. Tivemos de vir muito devagar, mas já chegámos a São Vicente e está tudo bem", disse à Lusa o condutor de um dos autocarros.

Algumas das corporações da Madeira estão ocupadas em limpar as estradas devido à queda de árvores, caso dos bombeiros de Santa Cruz que estão a trabalhar na Camacha e Santo da Serra.

No Funchal, os Voluntários Madeirenses estão a intervir neste tipo de situações nos sítios do Palheiro Ferreiro, Corujeira (Monte), Terreiro da Luta e São Gonçalo, enquanto os Municipais do Funchal atuaram na Eira do Serrado, onde uma árvore caiu em cima de uma viatura, sem provocar feridos, no Caminho dos Pretos e Estrela.

Segundo o sítio da internet do Serviço Regional de Proteção Civil, uma dezena de estradas de acesso às serras da Madeira estão encerradas devido à queda de neve esta noite.

O vento está a condicionar o movimento no Aeroporto da Madeira, tendo provocado o cancelamento durante a manhã de quatro voos, incluindo o da Transavia que tinha divergido para o Porto Santo.

"Neste momento está tudo normal, apenas alguns atrasos", disse à agência Lusa fonte daquela infraestrutura.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a Madeira sob aviso laranja devido à agitação marítima na costa e sob aviso amarelo por causa da previsão de vento forte e precipitação.

AMB // PJA

Lusa/fim

Este texto da agência Lusa foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG