Picos da Madeira amanheceram cobertos de neve

Os picos altos da ilha da Madeira amanheceram hoje cobertos de neve, "uma situação que não acontecia desde março de 2011", disse à agência Lusa o diretor do Observatório Meteorológico do Funchal.

"Os nossos equipamentos no Pico do Areeiro, situados nos 1.800 e 1.500 metros registaram queda de neve durante a noite", afirmou Vitor Prior.

Segundo o responsável do Observatório Meteorológico, "o que caiu é neve e a última vez que houve uma queda significativa na Madeira foi em março de 2011, a partir dos 700-800 metros de altitude".

A mesma fonte acrescentou que a temperatura mínima registada foi de três graus negativos no Pico do Areeiro e de menos um na Bica da Cana, tendo os aparelhos registado um valor "significativo de queda de água líquida, na ordem dos 20 mililitros por metro quadrado".

Vitor Prior salientou que esta "é uma situação normal para esta época do ano", referindo que deverão ocorrer "aguaceiros durante o dia de hoje e domingo".

O responsável do Observatório adiantou que se "mantêm as previsões meteorológicas para hoje e domingo, com as temperaturas mínima e máxima a variar no Funchal entre os 10 e os 14 graus no Funchal".

A queda de neve é uma situação rara na Madeira, pelo que, como aconteceu em ocasiões anteriores, muitas pessoas deverão deslocar-se este fim de semana aos pontos altos da ilha, tendo o Serviço Regional de Proteção Civil emitido uma lista de recomendações para colmatar o previsto congestionamento de trânsito.

Apesar da forte agitação marítima que levou a Porto Santo Line a cancelar a viagem marítima de sexta-feira entre a Madeira e o Porto Santo, depois de feita uma reavaliação das condições climatéricas, os responsáveis concluíram estar reunidas as condições de segurança para efetuar hoje a ligação.

"Falamos com o Porto Santo e as condições melhoraram, pelo saímos como previsto, às 08:00, e estamos a realizar a viagem", disse à Lusa o comandante do navio, João Bela, perspetivando que será um percurso entre as duas ilhas "com algum balanço" para os cerca de 260 passageiros que partiram do Funchal para o Porto Santo.

No aeroporto da Madeira, o movimento está a decorrer com normalidade.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a Madeira sob aviso laranja devido à agitação marítima na costa e sob aviso amarelo por causa da previsão de vento forte e precipitação.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG