Neve encerrou uma dezena de estradas de acesso às serras da Madeira

Uma dezena de estradas de acesso às serras da Madeira estão encerradas devido à queda de neve esta noite, informou hoje o Serviço Regional de Proteção Civil.

No seu sítio da Internet, a autoridade da proteção civil regional diz não ser possível a circulação automóvel nos troços de ligação entre o Terreiro da Luta, Poiso e Pico do Areeiro, bem como na estrada das Carreiras.

A mesma situação aplica-se às estradas Poiso-Ribeiro, Portela-Porto da Cruz (Serrado), junto ao cemitério desta última localidade no norte da ilha, na regional das Quatro Estradas-Poiso e na Meia Serra.

Encerradas estão igualmente as vias da Encumeada- Lombo do Mouro e Levada do Poiso-Paul da Serra.

A Proteção Civil recomenda que a população siga "escrupulosamente as indicações transmitidas pelas autoridades no que concerne ao respeito pelo encerramento de estradas, percursos alternativos, sinalização e outras informações" e a "evitar comportamentos de risco que poderão originar acidentes".

Na informação, adianta que "nas vias circuláveis devem evitar parar ou abandonar a viatura na faixa de rodagem, contribuindo para o aumento do congestionamento de trânsito" e a ter "especial atenção à brusca formação de gelo na estrada, que poderá dificultar a condução e provocar o atravessamento dos veículos e a ocorrência de acidentes"

Os picos altos da ilha da Madeira amanheceram hoje cobertos de neve, "uma situação que não acontecia desde março de 2011", disse à agência Lusa o diretor do Observatório Meteorológico do Funchal.

Segundo Vitor Prior, "o que caiu é neve e a última vez que houve uma queda significativa na Madeira foi em março de 2011, a partir dos 700-800 metros de altitude".

O responsável referiu que deverão ocorrer "aguaceiros durante o dia de hoje e domingo" e as temperaturas variaram entre os 10 e os 14 graus no Funchal.

A queda de neve é uma situação rara na Madeira, pelo que é frequente este tipo de cenário "chamar" muitos madeirenses e visitantes às serras da Madeira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a Madeira sob aviso laranja devido à agitação marítima na costa e sob aviso amarelo por causa da previsão de vento forte e precipitação.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG