Madeira e Açores sob alertas devido a chuva

A previsão de chuva, trovoadas, vento forte a agitação marítima levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar a Madeira, o Porto Santo e o arquipélago dos Açores sob avisos laranja e amarelo.

De acordo com o IPMA, a costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo vão estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 18:00 de hoje e as 18:00 de quarta-feira, devido à previsão marítima com ondas entre os quatro e os cinco metros, passando a laranja.

A costa norte das duas ilhas vai estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 18:00 de quarta-feira e as 06:00 de quinta-feira devido à previsão de forte agitação marítima, com ondas de noroeste com cinco a seis metros.

O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo as terras montanhosas da Madeira e do Porto Santo devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 90 e 70 km/hora, respetivamente, entre as 12:00 e as 18:00 de quinta-feira.

O arquipélago dos Açores está sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, trovoada, agitação marítima com ondas de noroeste e vento forte entre hoje e quinta-feira.

O aviso amarelo representa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica" enquanto o laranja significa "situação meteorológica de risco elevado a forte".

O IPMA prevê para hoje no continente céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se muito nublado no final do dia no litoral oeste a sul do cabo Carvoeiro e aguaceiros até ao início da tarde, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada nas regiões do interior durante a noite.

A previsão aponta também para queda de neve acima dos 1200/1400 metros de altitude, subindo a quota para os pontos mais altos da Serra da Estrela durante o dia, vento em geral fraco de sudoeste, tornando-se moderado no litoral oeste a sul do Cabo Mondego e moderado a forte nas terras altas e ainda uma pequena subida da temperatura máxima.

Em Lisboa e no Funchal prevê-se uma temperatura máxima de 19 graus Celsius, no Porto 17, Faro 18 e em Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada 15.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG