Jorge Camões preside aos Estaleiros de Viana

O engenheiro Jorge Camões vai ser o novo presidente dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), soube o DN junto de diferentes fontes.

A escolha do ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, empossa esta sexta-feira Jorge Camões como vogal não executivo do novo conselho de administração da Empordef (holding das indústrias de defesa portuguesas, onde se integram os ENVC).

O novo presidente dos ENVC, licenciado em engenharia electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, fez estudos de pós-graduação e seminários em Portugal, Inglaterra, Bélgica, Alemanha, França e EUA.

Profissionalmente, actuou como colaboradore e consultor de empresas - algumas ligadas ao universo da Empordef - como a SONAE, Portucel, Soporcel, Grupo Cuf, Lisnave, Setenave, ITT, EDP e ENVC.

Segundo uma das fontes, Jorge Camões fez parte do grupo de trabalho que, no Governo anterior, estudou a empresarialização do Arsenal do Alfeite (AA), por escolha do anterior presidente dos ENVC, Carlos Veiga Anjos.

O futuro dos ENVC vai ser conhecido numa assembleia-geral da Empordef agendada para 2 de Setembro, depois de, na altura da tomada de posse do novo Executivo, ter sido anunciado um projecto de reestruturação dos estaleiros que passava pelo despedimento de quase metade do universo de trabalhadores.

Os ENVC, que são um dos principais empregadores do concelho de Viana do Castelo, têm um passivo de 200 milhões de euros e, em 2010, apresentaram um prejuízo de 40 milhões de euros.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG