Jaime Gama e líder da oposição grega na Universidade de Verão do PSD

Alunos vão também ouvir a história de um refugiado sírio e ter oradores da sociedade civil, como a maestrina Joana Carneiro

O histórico socialista e antigo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, e o líder da oposição grega e presidente do partido Nova Democracia, Kyriakos Mitsotakis, estão entre os oradores da Universidade de Verão do PSD, que se realiza de 29 de agosto a 4 de setembro, em Castelo de Vide.

O programa, ao qual o DN teve acesso, inclui a ex-ministra das Finanças e deputada do PSD, Maria Luís Albuquerque, que vai ajudar a formar os aprendizes da Universidade de Verão, dando uma aula sob o mote: "O papel do Estado: amigo do crescimento ou cúmplice da crise?". É nesse mesmo dia, 30 de agosto, que o socialista Jaime Gama participa nos já habituais jantar-conferência (há um por dia).

O convidado internacional é Kyriakos Mitsotakis que é a grande dor de cabeça do primeiro-ministro do Syriza, Alexis Tsipras, pois lidera neste momento as sondagens na Grécia, após ter feito uma reforma radical no seu partido.

Da sociedade civil há vários convidados como a maestrina Joana Carneiro, que irá partilhar a sua "visão sobre cultura no nosso país e a educação dos jovens portugueses", o empresário Filipe Botton, o publicitário Rodrigo Moita de Deus ou a historiadora Helena Matos. Os alunos da universidade de verão vão ainda ouvir a história de Nour Machlah, um refugiado sírio em Portugal. Nour é de Alepo e chegou a Portugal em 2014 para finalizar os seus estudos em Arquitetura na Universidade de Évora.

Em matéria de ex-governantes sociais-democratas, estarão presentes Carlos Pimenta (ex-secretário de Estado do Ambiente), para falar de "Clima, Ambiente e Energia", Miguel Poiares Maduro (ex-ministro Adjunto) que irá falar sobre "Ser social-democrata hoje". O comissário europeu Carlos Moedas e o eurodeputado Paulo Rangel, também serão oradores.

A sessão de abertura ficará a cargo do reitor da Universidade de Verão, Carlos Coelho, a 29 de agosto e será encerrada pelo Presidente do PSD, Passos Coelho, a 4 de setembro. De acordo com a organização, ao longo da semana "podem aparecer convidados surpresa".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG