Há 400 mil idosos a viver sozinhos em Portugal

Cerca de 400 mil idosos vivem sós e outros 804 mil vivem em companhia exclusiva de outros idosos - um fenómeno que aumentou 28% ao longo da última década.É nas regiões de Lisboa (22%), Alentejo (22%) e Algarve (21%) que se verificam as mais elevadas percentagens de idosos sozinhos.

Perante as notícias de mortes de idosos a viver sós, o Instituto Nacional de Estatística (INE) resolveu disponibilizar resultados pré-definitivos dos Censos 2011, relativos a esta população (com 65 anos ou mais).

A população idosa residente em Portugal é de 2,023 milhões de pessoas, representando cerca de 19% do total. Na última década o número de idosos cresceu cerca de 19%. Cerca de um terço dos idosos encontra-se na Região Norte, seguida pelas regiões Centro e Lisboa.

Mas é no interior do País, menos populado, que a percentagem de casas habitadas apenas por um idoso é maior: em Alcoutim e Penamacor chega aos 24%.

"O aumento da esperança média de vida, a desertificação e a transformação do papel da família nas sociedades modernas terão, certamente, contribuído para explicar as mudanças observadas e as diferenças que se verificam entre as regiões do país", escreve o INE.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG