Governo quer regular apanha de cogumelos

Amândio Torres explicou que atualmente os cogumelos são apanhados sem qualquer controlo

O Governo quer regular a apanha de cogumelos silvestres para dar mais garantias aos consumidores e melhorar o rendimento dos produtores.

A informação foi avançada à Lusa pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, que salientou, numa resposta escrita, que esta é "já uma atividade com alguma expressão, que tem sido encarada como fonte de rendimento para muitas famílias".

O governante explicou que atualmente os cogumelos são recolhidos e vendidos "sem qualquer controlo, nomeadamente, para intermediários estrangeiros" que os compram informalmente, para depois vender aos seus clientes.

O secretário de Estado defende que os cogumelos silvestres são um recurso a preservar e valorizar, que pertence ao proprietário da terra "e por isso pode constituir um acréscimo de rendimento à atividade da gestão florestal".

Segundo Amândio Torres, a regulamentação da atividade permitirá colocar os cogumelos silvestres no mercado, "com controlo, dando garantias aos consumidores, a quem se dedica à atividade de recolha e também aos proprietários da terra que os produz".

Além disso, permitirá organizar a atividade para ganhar escala e mercado, adiantou, prometendo "algumas novidades sobre esta matéria a curto prazo".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG