GNR ajuda a navegar na net... em segurança

Cerca de 75 mil crianças e 600 pais são o alvo da ação pedagógica dos militares da GNR, a partir de amanhã, até ao final da semana

Para assinalar o "Dia Europeu da Internet Segura", a GNR e a Microsoft Portugal, vão promover em todo o país ações de sensibilização para as "boas práticas" da navegação online. São 650 militares da Guarda que vão estar nas escolas, juntamente com voluntários da multinacional, a falar e a tirar dúvidas sobre vários temas relacionados com a net, desde o cyberbullying, o furto de identidade, a privacidade, a incorreção das fontes de informação, os vírus informáticos e até a dependência da internet.

O lema desta iniciativa, que também se realizou em anos anteriores, é "Faz o teu papel para uma internet melhor" e deverá abranger cerca de 75 mil crianças e jovens, 600 pais e encarregados de educação e 300 seniores.

A sessão que vai inaugurar a semana de atividades, realiza-se amanhã, dia 2, da Escola da Guarda, em Queluz, pelas 10 da manhã. Está prevista a participação de cerca de 360 crianças e jovens, com 120 seniores, dos concelhos de Lisboa e Sintra.

O cartaz de anúncio da ação pedagógica contém cinco passos para o "check" de segurança:

1- Escolhe bem os conteúdos que publicas na internet

2- Palavras passe: não as deixes acessíveis, não as mostres a amigos, altera-as regularmente e usa diferentes para vários serviços

3- Se te sentires ameaçado na internet, pede ajuda a outras pessoas. Não ameaces os outros

4- Qualquer pessoa pode estar online. Não acredites em tudo o que te dizem ou mostram

5- Não te isoles. Se te acontecer algo perturbador online, conta a um adulto em casa ou na escola

Mais Notícias

Outras Notícias GMG