Girafa do zoo morre após visitante tentar dar-lhe de comer. Homem já foi identificado

Apesar de ser proibido dar de comer aos animais do Jardim Zoológico, um visitante tentou alimentar uma girafa, que acabou por cair no fosso que separa os animais das pessoas

Uma girafa do Jardim Zoológico de Lisboa morreu no passado sábado, depois de um visitante tentar dar-lhe de comer, desrespeitando as normas de segurança. Caiu no fosso que separa os animais das pessoas e não resistiu à queda. O visitante foi identificado pela PSP, encontrando-se o caso em apreciação, revela o Jardim Zoológico em comunicado.

A necropsia foi já realizada e a conclusão foi de morte "provocada por colapso cardiorrespiratório, consequência da queda".

O Zoo lembra que, apesar dos inúmeros avisos dispersos por todo o Zoo, alguns visitantes continuam a alimentar os animais.

"A morte desta girafa que nasceu no nosso Zoo, representa uma perda incalculável para todos os elementos do parque. A Girafa-de-angola é uma das espécies mais emblemáticas e uma das mais queridas dos nossos visitantes", afirmou Carlos Agrela Pinheiro, administrador do Jardim Zoológico. "O facto desta girafa ter sido mãe em Novembro do ano passado, transtorna-nos ainda mais", conclui.

A responsável recorda ainda que o Zoo "tem um papel concreto a desempenhar no plano da conservação dos animais".

Um visitante infringiu as regras de segurança ao chamar a girafa-de-angola, de 11 anos, para a tentar alimentar. O animal aproximou-se demasiado do fosso, caiu e não resistiu aos ferimentos. Além do visitante que tentou dar de comer à girafa, a polícia identificou duas testemunhas.

A zona onde ocorreu o acidente foi vedada e, na altura, o teleférico foi encerrado.

A girafa-de-angola é uma espécie considerada "vulnerável" pela União Internacional para a Conservação da Natureza

A girafa-de-angola é uma espécie considerada "vulnerável" pela União Internacional para a Conservação da Natureza, uma vez que a sua população tem diminuído no Botswana e na Namíbia, de onde é originária.

Na Europa estas girafas estão apenas presentes nos jardins zoológicos de Lisboa, Dortmund, na Alemanha, e em Utrech, na Holanda.

Há seis meses, a girafa-de-angola foi notícia por ter dado à luz uma cria. Na altura, a equipa do Jardim Zoológico de Lisboa divulgou um vídeo com o nascimento e os primeiros passos da jovem girafa.

A girafa-de-angola é "originária das savanas e zonas áridas arborizadas de toda a África Subsariana" e "é o animal mais alto do Mundo, podendo atingir 5,5m de altura", explicou o zoo de Lisboa no comunicado que divulgou aquando do nascimento da nova cria.

É "caracterizada pelo seu pescoço longo, que lhe possibilita procurar alimento em ramagens muito altas, e pela sua língua comprida e azulada, cujo revestimento de queratina a protege dos espinhos das acácias, possui 2 cornos curtos, cobertos de pele e pelo, que crescem lentamente ao longo da sua vida".

.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG