Ferro pede urgência a Cavaco na decisão sobre próximo governo

Presidente da Assembleia da República já se reuniu com o Presidente da República. E descreveu a situação "nova, difícil e complexa" que se vive no Parlamento

O presidente da Assembleia da República transmitiu esta quarta-feira ao Presidente da República que não é aconselhável manter um governo demissionário e em gestão em funções, pedindo urgência a Cavaco Silva, que tem a chave e o tempo da decisão sobre o próximo executivo na mão, na resolução da situação.

"O prolongamento desta situação seria má para o país, não só por motivos políticos mas também financeiros, económicos e sociais", afirmou Eduardo Ferro Rodrigues na Sala das Bicas, após a reunião de 15 minutos com o Chefe do Estado e também a cerimónia em que Assunção Esteves e Guilherme d'Oliveira Martins foram condecorados com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

Eduardo Ferro Rodrigues esteve esta tarde no Palácio de Belém para comunicar formalmente ao Chefe do Estado os resultados da votação da moção de rejeição ao programa do governo PSD-CDS, aprovada na véspera no Parlamento com os votos favoráveis de toda a oposição.

O presidente da AR transmitiu ainda a sua preocupação com a "situação nova, difícil e complexo" e o "clima de tensão que paira sobre o hemiciclo, motivos pelos quais apelou a uma resolução "o mais rápido possível" por parte de Cavaco.

Após a cerimónia de condecoração da ex-presidente da Assembleia da República e do antigo presidente do Tribunal de Contas foi a vez de o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, reunir com o Presidente. O encontro ainda dura e não há previsões da hora a que possa terminar. O primeiro-ministro não fará declarações.

Presidente recebe parceiros sociais

Esta quinta-feira o Presidente da República vai receber em audiência os representantes da Confederação Empresarial de Portugal, da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal, da Confederação dos Agricultores de Portugal, e da Confederação do Turismo Português.

A agenda de Cavaco Silva fica completa com a audiência com uma delegação da consultora McKinsey & Company, que apresentará os resultados do trabalho "Portugal: Escolhas para o futuro".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG