Fernando Araújo e Manuel Delgado, dois gestores como secretários de Estado

Manuel Delgado e Fernando Araújo são os dois novos secretários de Estado da Saúde que vão apoiar o ministro Adalberto Campos Fernandes

Fernando Araújo vai ocupar o lugar de secretário de Estado Adjunto da Saúde. Licenciado em medicina e com uma pós-graduação em gestão, ocupou durante vários anos um lugar de destaque da Administração Regional de Saúde do Norte, primeiro como vice-presidente do conselho de administração e mais tarde, em 2009, como presidente do organismo gestor da saúde no norte do país.

O responsável também tem prática em medicina e esteve ligado a vários projetos de investigação. Foi um dos responsáveis pela implementação do programa de cirurgia de ambulatório - que se tornou uma das bandeiras do anterior governo com Paulo Macedo como ministro e que é um modelo que permite aos doentes ir para casa mais cedo, reduzindo riscos de infeção e tempo de internamento -, trabalhou no hospital de S. João, no Porto, na Comissão Nacional de Luta Contra a Sida e no grupo de trabalho da Direção-Geral da Saúde que criou a rede de referenciação hospitalar de imunoterapia.

A equipa ministerial fica completa com Manuel Delgado a ocupar o lugar de secretário de Estado da Saúde. Economista - com formação adicional de dois anos na Escola Nacional de Saúde Pública em gestão hospitalar -, destacou-se na área da saúde como administrador dos hospitais Pulido Valente, Capuchos e Curry Cabral, lugar que ocupou durante três anos, antes da integração da unidade no Centro Hospitalar Lisboa Central. Foi um dos responsáveis pela criação da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, onde esteve como presidente durante 16 anos.

Manteve sempre ligação à vida académica. Foi professor de várias cadeiras relacionadas com a gestão hospitalar na Escola Nacional de Saúde Pública e Universidade Lusófona. Fez parte de vários grupos criados por vários ministros da saúde para avaliação da reforma da saúde mental e reforma hospitalar. Desde 2010 que é o diretor-geral da IASIST Portugal, consultora na área da saúde que têm vindo a publicar rankings que avaliam o desempenho dos hospitais em Portugal e alguns estudos a pedido do anterior Ministério da Saúde.

Mais Notícias