Eurodeputado do PS que chamou cigana a deputada responde a António Costa

O secretário-geral do PS disse que Manuel dos Santos era "uma vergonha para o PS"

O eurodeputado socialista que chamou uma deputada do PS de "cigana", num comentário na rede social Twitter, já respondeu às críticas do primeiro-ministro, que pediu a sua explosão do partido. Manuel dos Santos chamou "cigana" a Luísa Salgueiro, quando se queixava da questão da Agência do Medicamento - "não só pelo aspeto", mas porque "paga os favores que recebe com votos alinhados com os centralistas".

António Costa criticou-o, afirmando que se tornou "uma vergonha para o PS", e defendeu a sua expulsão do partido por "preconceitos racistas".

Na rede social Twitter, Manuel dos Santos diz que se António Costa o quer ver fora do PS vai ser obrigado a revisitar "os insultos do Galamba ao Seguro, para instrução do processo".

Critica ainda que o "importante agora" seja o que classifica de "pseudo racismo", tendo o "miserável comportamento dos deputados sobre a Agência Europeia do Medicamento" sido esquecido. Ou ainda que "afinal há mesmo racismo em Portugal", já que "chamar a alguém "cigano(a)" é considerado um insulto e serve para construir narrativas".

O SOS racismo já considerou as declarações "racistas e misóginas". "No atual contexto político global e com o crescimento de movimentos e discursos populistas racistas, as declarações racistas, sexistas e misóginas de Manuel dos Santos devem ser denunciadas e veementemente repudiadas", pode ler-se num comunicado.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG