Equipa de Santa Cruz recebe prémio nacional

Uma equipa de médicos, enfermeiros e técnicos dos serviços de cardiologia e cirurgia cardiotorácica do Hospital de Santa Cruz foi distinguida com um prémio nacional no XXXV Congresso Português de Cardiologia.

Segundo uma nota enviada pelo hospital, o trabalho Implantação de Válvulas Aórticas Percutâneas: Resultados Clínicos a Longo Prazo Segundo os Critérios do Valvular Academic Research Consortium debruça-se no trabalho realizado na avaliação de 341 doentes portadores de estenose aórtica grave, considerados de alto-risco ou potencialmente inoperáveis para cirurgia convencional.

A doença afeta 32 mil portugueses, atingindo um em cada 15 pessoas com mais de 80 anos. "É uma doença cardíaca valvular muito frequente nos países desenvolvidos, sendo sobretudo associada ao envelhecimento", refere a nota da unidade. O tratamento passa pela colocação de uma válvula nova.

"Metade dos doentes colocaram uma válvula cardíaca artificial biológica por via de cateterismo e os resultados obtidos são excelentes, o que é atribuído à elevada experiência da equipa (a maior em Portugal) e ao cuidadoso programa multidisciplinar que avalia e prepara os doentes para as intervenções", acrescenta a nota, adiantando que um quarto dos doentes é operado e outro quarto é tratado com medicamentos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG