Costa presta homenagem a Almeida Santos em Cabo Verde

O primeiro-ministro está em Cabo Verde e revelou que vai manter a agenda da visita oficial de dois dias

O primeiro-ministro português António Costa vai manter a agenda da visita oficial de dois dias a Cabo Verde. Na conferência de imprensa conjunta com José Maria Neves, o chefe do governo cabo-verdiano, ambos realçaram o papel de Almeida Santos no processo de descolonização portuguesa.

Coube a José Maria Neves fazer o grande elogio ao presidente honorário do PS, dizendo que "Almeida Santos foi um dos grandes combatentes da liberdade, mas foi sobretudo um homem da pátria portuguesa. Foi com Pedro Pires [antigo presidente de Cabo Verde] o negociador da nossa independência, tendo ambos escrito os dois acordos que garantiram a nossa soberania em 1975".

O primeiro-ministro de Cabo Verde acrescentou ainda que Almeida Santos " foi sempre um grande amigo de Cabo Verde, um cabo-verdiano de afeto. Devemos-lhe a nossa primeira lei eleitoral que permitiu a realização das primeiras eleições em Cabo Verde. É uma grande referência para o nosso combate permanente pela liberdade e pela democracia".

José Maria Neves concluiu dizendo que Cabo Verde "perdeu um grande amigo, um grande combatente pela liberdade e um grande cidadão lusófono". "Vamos por isso dar o seu nome a algumas ruas em Cabo Verde, bem como a outro património importante. Os grandes homens não morrem, a obra perdurará sempre."

Questionado pelos jornalistas sobre se estará presente nas cerimonias fúnebres do presidente honorário do Partido Socialista, o primeiro-ministro português começou por agradecer a palavras de José Maria Neves sobre Almeida Santos e garantiu que vai manter a agenda desta visita até porque "amanhã, em Cabo Verde, é o dia dos heróis nacionais e no Tarrafal teremos certamente oportunidade para homenagear mais uma vez Almeida Santos e o papel que desenvolveu no processo de descolonização e independência de Cabo Verde enquanto ministro da Coordenação Interterritorial".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG