Coros convivem e competem durante quatro dias

Grupos nacionais e estrangeiros exibem-se, a partir desta sexta-feira, na zona de Belém. Concerto de abertura é no Centro Cultural de Belém (CCB), às 21.00.

Dois meses bastaram para que, em 1921, o suíço Arthur Honneger compusesse a obra que, na noite desta segunda-feira, vai ser interpretada pelo coro e orquestra da Escola Superior de Música de Lisboa, pela Orquestra Filarmonia das Beiras e por Elvire de Paiva e Pona (soprano), Tanja Simic (alto), Carlos Monteiro (tenor) e Luísa Cruz (narradora) sob a direção musical de Paulo Lourenço.

O espetáculo 'Le Roi David', que conta a história do povo hebreu através do seu rei mais simbólico, dura uma hora e 20 minutos, é aberto a maiores de seis anos e tem entrada paga - seis euros nas galerias e 12 na plateia e nos camarotes do Grande Auditório do CCB.

Bem mais acessível a qualquer carteira é a programação de fim de semana do evento integrado nas Festas de Lisboa'14. Com entrada livre limitada à lotação da sala, decorre no mesmo espaço, entre as 16.00 e as 18.30 e as 20.00 e as 21.30 deste sábado, a Competição Internacional de Coros. Ao todo, e segundo o "site" das festividades, são nove os conjuntos concorrentes.

Ainda assim, para quem não quiser deixar de desfrutar do sol previsto para o fim de semana e preferir o convívio à luta por um troféu, domingo é o melhor dia para assistir ao Festival Coral de Verão. Em sessões com acesso gratuito, os músicos apresentam-se das 15.00 às 16.30 no Caminho Pedonal do CCB, das 16.00 às 19.00 no Jardim Vasco da Gama e das 18.00 às 19.30 no Museu da Eletricidade.

Já com a Lua a surgir no horizonte, e neste caso com obrigatoriedade de levantar previamente os bilhetes, o Coro Infantil e Juvenil do Instituto Gregoriano de Lisboa, o Coro de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa, o Polish National Youth Choir (Coro Nacional de Jovens da Polónia), o Musaico e o Coro de Câmara da Academia de Amadores de Música atuam, às 21.30, no claustro do Mosteiro dos Jerónimos.

A programação paga regressa na segunda-feira, com a realização, novamente no Grande Auditório do CCB, do concerto de encerramento do festival. A partir das 19.00, o jazz alia-se à música coral num espetáculo conjunto do quinteto Downtown e do Polish National Youth Choir. Os bilhetes custam quatro euros para as galerias e oito para a plateia e camarotes. Ao todo, participam na 3.ª edição do Festival Coral de Verão mais de 500 músicos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG