Citius estará operacional a partir da meia noite

Membro do Instituto de Gestão Financeira e dos Equipamentos da Justiça (IGFEJ) garante que sistema informático estará 'arrumado' até à meia de noite.

A plataforma Citius - sistema informático de suporte à atividade dos tribunais - esteve desde o dia 1 de setembro inoperacional.

O responsável informático IGFEJ, Carlos Brito, garantiu à Lusa que a plataforma Citius estará pronta até ao final desta terça-feira, 44 dias depois dos bloqueios registados. "Antes da meia-noite, o Citius fica operacional em Faro. Nas outras comarcas já está", disse Carlos Brito.

No entanto, o membro do Conselho Diretivo do IGFEJ garante que há "pequenos ajustes a fazer", porque os tribunais "estão sempre a mexer". Será necessário "ajustar o Citius à dinâmica de cada comarca", precisou.

Ao DN, o advogado António Jaime Martins, líder da distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados, admite "que o sistema já esá operacional mas há ainda comarcas em que não é possível entregar peças processuais. Há outras que funcionam bem", explica.

O "tratamento intensivo" comarca a comarca foi feito pela equipa do IGFEJ mas ajudada por Bruno Brás, ex-líder do IGFEJ (à data ITIJ) nomeado em 2009 por José Sócrates.

O dirigente do IGFEJ considerou que a comarca "mais difícil" foi a dos Açores, porque foi a primeira onde o Citius foi restabelecido. Só para levantar o sistema em Lisboa-Oeste, comarca de grande dimensão, foram precisas 15 horas.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG