Chuva forte provoca inundações em Lisboa, Cascais, Sintra e Oeiras

São Domingos de Benfica, Chelas e Lumiar são as zonas mais afetadas na capital. Em Oeiras, Cascais e Sintra também há estradas inundadas.

A chuva que hoje à tarde cai em Lisboa está a provocar inundações sobretudo em São Domingos de Benfica, Chelas e Lumiar, disse à Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores.

De acordo com a mesma fonte, as ocorrências começaram a verificar-se sobretudo a partir das 15:50 e às 16:15 estavam 18 ocorrências ativas.

Na zona do Campo Grande, as estradas estavam com água acumulada, mas nada que impedisse a circulação.

O mesmo se passava no campo Pequeno, mais precisamente no cruzamento da Avenida de Berna com a Avenida da República.

Os municípios de Cascais, Oeiras e Sintra foram os mais afetados por inundações no distrito de Lisboa, onde foram registadas cerca de 100 ocorrências, sobretudo relacionadas com inundações na via pública.

A estrada de Madre Deus, Carrascal, Sintra, como mostra o vídeo em cima, é um dos locais mais afetados.

Às 17:00, a situação tendia a normalizar, devido ao abrandamento da precipitação.

Em Oeiras, a Rotunda das Seleções, em Barcarena, era o caso mais crítico às 16:45.

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva acompanhada de trovoada, vento forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os 18 distritos do continente estão hoje e quinta-feira sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados por trovoadas e vento forte com rajadas da ordem dos 70 quilómetros hora.

O aviso amarelo para a chuva vai estar em vigor entre as 12:00 de hoje e as 09:00 de quinta-feira e para o vento entre as 18:00 de quinta-feira e as 09:00 de sexta-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, devido à previsão de agitação marítima prevendo-se ondas com 4 a 5 metros entre as 12:00 de hoje e as 20:00 de sexta-feira.

Sob aviso amarelo estão também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Coimbra por causa da queda de neve acima dos 1.400 metros entre as 21:00 de quinta-feira e as 09:00 de sexta-feira.

O IPMA colocou também a Madeira sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro devido à previsão de vento forte de oeste-noroeste com rajadas da ordem dos 90 quilómetros/hora e agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros entre as 18:00 de quinta-feira e as 19:00 de sexta-feira.

O aviso laranja é emitido quando o IPMA considera que a situação meteorológica implica um risco moderado a elevado, enquanto o amarelo identifica risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG