Procuradores discutem o combate à corrupção

Procuradores dos Departamentos de Investigação e Ação Penal distritais e do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) reúnem-se a partir de hoje, em Mafra, no II Encontro da Rede Nacional de Procuradores Contra a Corrupção.

O encontro vai reunir procuradores que trabalham na área da corrupção e do crime financeiro e visa aprofundar a articulação de trabalho em equipas e a consolidação de soluções na luta contra a corrupção.

O urbanismo, as insolvências, a articulação entre as fases de inquérito e julgamento, a investigação financeira, a recuperação de ativos e os meios de obtenção de prova, como a prova digital, contam-se entre os temas a debater, segundo um comunicado da Procuradoria-Geral da República.

O encontro termina no domingo, às 12:00, e será encerrado pela ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, contando também com a presença da procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal.

A especialização do Ministério Público na investigação do crime de corrupção iniciou-se nos anos 1980, com a criação da primeira equipa especializada em Lisboa e mais tarde alargada a outros DIAP distritais, onde funcionam secções de investigação e ação penal especializadas na investigação da corrupção e crime financeiro.

O I encontro da Rede Nacional de Procuradores Contra a Corrupção decorreu em 2008, em Viseu.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG