Cavaco destaca papel dos escoteiros para a democracia

O Presidente da República destacou hoje o papel dos escoteiros no desenvolvimento da vida cívica e da cidadania democrática, sublinhando que dessa forma preparam os jovens para um papel "ativo e construtivo na sociedade".

"Os escoteiros de Portugal são um importante espaço do desenvolvimento da vida cívica dos nossos jovens e do desenvolvimento da cidadania democrática, dessa forma preparando os nossos jovens para um papel ativo e construtivo na sociedade portuguesa", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva.

Falando na cerimónia em que conferiu o título de Membro Honorário da Ordem de Instrução Pública à Associação dos Escoteiros de Portugal, por ocasião do seu 100º aniversário, Cavaco Silva enalteceu o papel relevante que os escoteiros têm desempenhado na educação dos jovens, "não substituindo, mas complementando a ação da escola e da família".

"Através do método da educação não formal tem contribuído para a aquisição de qualificações e de competências relevantes em vários contextos por parte de milhares de jovens", sublinhou.

Numa breve intervenção, o Presidente da República falou ainda do centésimo aniversário da associação de escoteiros de Portugal, sublinhando tratar-se de "uma bonita idade que merece ser devidamente assinalada" e recordou as dificuldades que passou antes de 1974.

Contudo, acrescentou, resistiu e alargou-se depois à participação feminina.

"Orientada pelos valores do escotismo, a associação tem promovido a educação ambiental, as atividades ao ar livre, a educação para paz, para a saúde, para o desporto e tem estimulado a intervenção social dos nossos jovens, dessa forma contribuindo para a formação integral da sua personalidade", disse.

À cerimónia de imposição do título de Membro Honorário da Ordem de Instrução Pública à Associação dos Escoteiros de Portugal, assistiram algumas dezenas de escoteiros, além do comentador televisivo e antigo líder do PSD Marcelo Rebelo de Sousa, cujo pai foi secretário-geral da associação.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG