Bloomberg põe Portugal como o 10.º país mais miserável

Pior do que a Indonésia, a Eslováquia, o Brasil, a Colômbia ou Itália. O índice Bloomberg das economias mais miseráveis coloca o nosso país na 10.ª posição de um 'ranking' de 51 países liderado pela Venezuela.

Portugal tem a 10.ª economia mais miserável do 'ranking' da Bloomberg hoje divulgado que contabiliza 51 países. Uma lista que é conseguida somando, em cada país a taxa de desemprego ao valor da inflação.

Esta é, defende o canal especializado norte-americano, uma simples forma de perceber a facilidade (ou dificuldade) em viver e trabalhar num determinado país.

O "vencedor" destacado desta triste competição é a Venezuela, que vive com uma inflação galopante (64% pelo menos), desemprego em alta, escassez de bens de primeira necessidade e perspetiva uma contração de 7% no PIB para este ano.

Argentina e África do Sul completam o pódio, ainda que com valores que não chegam a metade do índice venezuelano. Veja o gráfico da Bloomberg AQUI.

Ucrânia - um país em guerra e com o desemprego a crescer -, Espanha, Rússia - a braços com uma crise quase sem precedentes no valor do rublo -, Croácia e Turquia são os restantes países à frente de Portugal nesta lista.

A taxa de desemprego acima dos 13% e a inflação que, segundo o FMI, rondará os 1,2% contribuem para esta classificação nacional no "top 10" dos "miseráveis".

(Notícia retificada: esclarece que o ranking contabiliza 51 países do mundo)

Mais Notícias

Outras Notícias GMG