Avião aterra de emergência nas Lajes. Três pessoas assistidas no hospital

Um aparelho aterrou esta manhã na Base das Lajes, ilha Terceira, devido a uma emergência médica.

Um avião da companhia aérea Qatar Airways aterrou esta manhã de emergência na Base Aérea das Lajes, na ilha Terceira, Açores. De acordo com o Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores, o aparelho declarou emergência médica.

"Um passageiro do avião sentia dores no peito", explica ao DN André Avelar, responsável de serviço na Proteção Civil dos Açores. Esta ocorrência registou-se às 6:00 e o passageiro em causa foi assistido e depois levado ao hospital de Angra do Heroísmo.

Cinco horas mais tarde, às 11:00, registou-se um novo alerta de emergência médica: havia passageiros a sentir-se mal, tendo dois deles sido transportados para o hospital de Angra do Heroísmo, um por fadiga e outro com uma dor na mão.

André Avelar diz que situações como estas são frequentes e garante não ter conhecimento da existência de nenhuma emergência aérea, a qual foi avançada no Twitter por um jornalista da Al-Jazeera que seguia a bordo de um avião da Qatar Airways.

Este jornalista escreve no Twitter que o voo QR708, que partiu de Washington com destino a Doha, no Catar, fez uma aterragem de emergência por haver feridos a bordo na sequência de turbulência forte.

Ao longo do dia, este jornalista foi partilhando imagens e queixas acerca da situação dos passageiros.

O site Flight Radar 24 registou o facto de o voo da Qatar Airways ter divergido para a Terceira e cita o mesmo jornalista para justificar a manobra.

O facto de o Serviço Regional de Proteção Civil dos Açores não ter registo de emergência aérea não significa que a turbulência não tenha existido. Quer apenas dizer que o piloto declarou emergência médica e não aérea, explica o responsável de serviço na Proteção Civil dos Açores. Se o tivesse feito, os meios a ativar seriam outros.

Um comunicado do Conselho de Administração do Hospital da Terceira, enviado à agência Lusa, adianta que "três passageiros de um avião da companhia aérea da Qatar Airways foram transportados durante a manhã de hoje do Aeroporto das Lajes", na Terceira, para a unidade de saúde. "Dois desses passageiros já receberam alta hospitalar, após observação no Serviço de Urgência. Um deles acabou por ser internado, sendo que o seu estado de saúde não inspira cuidados", acrescenta o mesmo comunicado.

Com Lusa

Mais Notícias