António Filipe deve presidir à comissão de revisão

O PCP vai indicar o deputado António Filipe para presidir à comissão eventual de revisão constitucional, anunciou hoje o líder parlamentar comunista, Bernardino Soares.

"O PCP indicará para a presidência da comissão eventual de revisão constitucional o deputado António Filipe, vice presidente da bancada parlamentar do PCP", revelou o responsável comunista, numa conferência de imprensa no Parlamento.

A presidência da próxima comissão eventual a ser constituída -- neste caso, a de revisão constitucional - caberá aos comunistas, por rotação, informou na última conferência de líderes parlamentares o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.

O PCP vai presidir pela primeira vez a uma comissão eventual de revisão constitucional - esta é a oitava revisão -, sendo também o primeiro partido a fazê-lo além do PS e PSD, que sempre lideraram no passado estes grupos de trabalho.

Na última conferência de líderes, na terça feira passada, o PCP apelou a uma constituição mais ampla da comissão eventual, de forma a garantir a presença de mais deputados comunistas neste órgão.

A configuração tradicional apenas permitirá aos comunistas ter um elemento efectivo - que será, neste caso, o presidente da comissão - e um suplente, mas os comunistas gostariam de ter neste órgão pelo menos três deputados.

Após a decisão sobre a constituição da comissão eventual, a ser tomada na próxima reunião da conferência de líderes, o PCP indicará os restantes deputados que integrarão esta comissão.

Mais Notícias