Amado entra na campanha com elogios a Sócrates

Luís Amado entrou finalmente na campanha, com um elogio ao líder socialista que desfaz dúvidas: "Uma saudação muito especial, pelo seu esforço, pela sua combatividade, pela sua resistência, que fizeram de uma campanha que era para a Direita sem história, uma campanha histórica para o PS."

No púlpito de um Pavilhão de Cristal com mais de 5000 pessoas, Amado elogiou Sócrates por "conseguir unir o PS", porque "só um talento de liderança conseguiria este milagre".

Amado, que considerou esta uma "das campanhas mais difíceis" do partido, quis porém deixar vincado outro elogio, com recado para todos após o 5 de Junho. Pediu "uma atitude de diálogo e compromisso indispensáveis para combater esta crise", atitude que vêm no líder socialista, mas não nos outros: "Nenhum líder partidário teve nesta campanha a grandeza para superar as divergências pessoais".

Houve na intervenção do ainda ministro dos Negócios Estrangeiros outras lições. Uma para dentro: "O PS cometeu erros e nós cometemos erros de governação pelo inesperado desta crise". Outros para fora: "Os erros da oposição ao não saber lidar responsavelmente com a crise".

Mas sobretudo, houve um desafio a Passos e a Portas, para que acabem com a "impostura política e o acto de demagogia" de recusar falar com o líder do PS. Os erros que apontou à oposição foram vários. Desde a crise política criada no pior momento ("Podia te-lo feito seis meses antes, podia tê-lo feito seis meses depois", mas não no chumbo do PEC4). Também o erro "de não ter entendido a profundidade da crise", de entraram "numa deriva ideológica", de não terem feito a "trégua" em nome da imagem do país.

No final, voltaria o apelo ao diálogo pós-eleitoral, porque "em toda a Europa democrática, no dia a seguir às eleições, se o partido não tem maioria sentam-se e começam a discutir". E porque o PS merece essa confiança - "um partido tem que ser respeitado com dignidade. E é por isso que o PS está no combate e a disputar taco a taco estas eleições".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG