Alberto Martins contra "tirania dos mercados sobre o Estado"
O ex-ministro da Justiça Alberto Martins manifestou-se hoje contra o que apelidou de "tirania dos mercados sobre o Estado", dizendo que se exige ao PS responsabilidade nesta "mudança civilizacional".
"O PS orgulha-se da sua história, das suas vitórias e derrotas (...) O seu contributo é essencial para dar uma maior esperança aos portugueses para mudar Portugal", afirmou Alberto Martins, apontado como o número um na lista de António José Seguro à Comissão Nacional, numa intervenção no XVIII Congresso do PS.
Para o ex-ministro, "a tirania dos mercados face ao Estado tem de ser ajustada no sentido do Estado social cumprir as suas funções".
"Nesta mudança civilizacional que nos é exigível temos de ter consciência do papel do PS em Portugal e na Europa", disse, sublinhando que Portugal e a Europa estão "numa encruzilhada".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Perante este cenário, o socialista defendeu "mais política e mais democracia, capaz de vencer nacionalismos estreitos e populismos demagógicos".
"Não podemos aceitar que medidas tomadas pelo Governo de direita sejam de injustiça fiscal, de agravamento das desigualdades", disse.
Na mesma linha, o antigo deputado Vera Jardim defendeu ser necessário fazer face "às derivas privatizadoras" do Governo, mas definindo ao mesmo tempo como necessária "uma renovação profunda" do PS.