Aguiar-Branco escolhe Vicente Ferreira para a Empordef

O economista Vicente Ferreira é o novo presidente da Empordef, holding das indústrias de Defesa, a quem o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, dá posse na tarde desta sexta-feira, soube o DN.

Fontes do sector adiantaram que o novo conselho de administração tem quatro membros, contando com dois vogais executivos - António Mendonça e Luís Miguel Novais - e um não executivo, Jorge Camões.

No conjunto, a Empordef vai ter menos dois administradores do que os seis que tinha até agora (três executivos e três não executivos), permitindo poupar cerca de 80 mil euros anuais, assinalou uma fonte do Ministério.

O anterior conselho de administração estava há várias semanas em gestão, após a saída do anterior presidente, Jorge Rolo.

Rui Jorge de Carvalho Vicente Ferreira desempenhou funções de consultor financeiro na Sociedade de Desenvolvimento Empresarial, no BCP e na Hidroeléctrica de Cahora Bassa (barragem em Moçambique), entre outras empresas

A Empordef - Empresa Portuguesa de Defesa - é um grupo que engloba diferentes empresas nos sectores naval, munições e explosivos, aeronático, comunicações, espaço, simulação e treino: Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), Arsenal do Alfeite, OGMA, Edisoft, EID ou IDD são algumas das participadas pela holding das indústrias de Defesa.

O futuro dos ENVC surge como a primeira prioridade da nova administração, estando marcada uma assembleia-geral para o dia 2 de Setembro com o objectivo de anunciar decisões sobre uma empresa que tem 200 milhões de euros de passivo e registou um prejuízo de 40 milhões em 2010.

O seu eventual encerramento, tendo em conta que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, já anunciou não colocar mais verbas dos contribuintes em empresas públicas consideradas inviáveis, poderá implicar o fim dos projectos de renovação da frota da Armada e que estão em curso (lanchas de fiscalização costeira e navios de patrulha oceânica, já sem falar no há muito adiado navio polivalente logístico).

Mais Notícias

Outras Notícias GMG