Transporte de passageiros entre ilhas começa dia 22

A operação anual de transporte marítimo de passageiros e viaturas da Atlânticoline, entre todos os grupos de ilhas dos Açores, arranca na próxima semana, antes do início do Santo Cristo dos Milagres, as maiores festas religiosas do arquipélago.

As viagens inter-ilhas, com início marcado para 22 de maio, serão asseguradas, de novo, pelo "Express Santorini", um navio com 115 metros de comprimento, construído em 1974, que é alugado anualmente à empresa grega Hellenic Seaways.

O 'ferry', que já se encontra no porto de Ponta Delgada, completa agora 40 anos e é um dos mais antigos da frota do armador grego, tendo capacidade para transportar 630 passageiros e 180 viaturas.

Segundo uma fonte da Atlânticoline, contatada pela Lusa, o navio já foi "devidamente vistoriado" e já se encontra certificado para operar nos mares dos Açores, prevendo-se que a primeira viagem ocorra nas vésperas da festa do Senhor Santo Cristo.

O "Express Santorini" deverá partir de Ponta Delgada (ilha de São Miguel) no dia 22, rumo à Horta (Faial), com escala na Praia da Vitória (Terceira), regressando no dia seguinte a São Miguel, com escalas no Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira.

Para o início de junho está previsto o reforço das ligações marítimas de passageiros e viaturas inter-ilhas, com a entrada ao serviço de um segundo navio, o "Hellenic Wind", com capacidade para transportar 660 passageiros e 125 viaturas, alugado ao mesmo armador.

O Governo Regional dos Açores lançou, este ano, um novo concurso público com vista à construção de dois navios para as ligações marítimas no arquipélago, durante todo o ano, depois da polémica que envolveu a rejeição do navio "Atlântida", construído em 2008 nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

A operação anual da Atlanticoline decorre nos meses da primavera e verão, normalmente, entre maio e setembro.

Em 2013, a empresa transportou cerca de 130 mil passageiros e 17 mil viaturas entre as ilhas dos Açores, uma redução de cerca de 4% a nível das pessoas, mas um aumento de 2% no que toca aos carros, em relação a 2012.

Os números foram considerados "positivos" pela administração da empresa pública dos Açores, atendendo à crise financeira nacional.

A Atlânticoline faz transporte de passageiros e viaturas entre todas as ilhas dos Açores na primavera e no verão, fretando para isso dois navios.

Nos Açores existe outra empresa pública de transporte de passageiros, a Transmaçor, que opera durante todo o ano, mas apenas entre as chamadas ilhas do triângulo: Pico, Faial e S. Jorge.

Mais Notícias