Mais de uma centena de pessoas cumpriu a tradição do primeiro banho do ano no Faial

Mais de uma centena de pessoas, entre homens, mulheres, idosos e crianças, cumpriu hoje a tradição do primeiro banho do ano na Praia de Porto Pim, na ilha do Faial, nos Açores.

A iniciativa, que já se arrasta há mais de duas décadas, é organizada anualmente por um grupo de banhistas, que costuma ir a banhos durante todo o ano e que entendeu que esta era uma forma engraçada de assinalar a entrada no novo ano.

"O tempo está bom, mas a água está um pouco fria" desabafou, em declarações à Lusa, uma das banhistas que fez questão de cumprir a tradição, apesar da presença de alforrecas nas águas de Porto Pim.

Para alguns dos participantes, esta é uma forma de "purificar o corpo no início de um novo ano", mas para a maioria, tudo não passa de uma brincadeira, de uma espécie de prolongamento do 'réveillon'.

"Eu fiz direta. Vim da discoteca para aqui e ainda não me deitei!", contou um outro banhista, que fez questão de salientar que só os verdadeiros "corajosos" é que são capazes de ir à praia em pleno inverno.

O grupo de banhistas do primeiro banho do ano chegou à Praia de Porto Pim em cortejo automóvel, devidamente organizado, liderado por uma viatura dos Bombeiros Voluntários do Faial e com a presença de uma ambulância para apoio a eventuais casos de emergência.

No areal juntam-se, habitualmente, centenas de curiosos para acompanhar a entrada na água dos destemidos banhistas e para tirar a tradicional fotografia da praxe que antecede a entrada, em conjunto e em passo de corrida, nas águas do mar.

"Isto para mim é como uma vacina. É a primeira vacina do ano", disse outro banhista, que assegurou estar preparado, com este mergulho, para o inverno mais rigoroso.

A iniciativa, que habitualmente termina com um beberete, conta também com o apoio da Câmara Municipal da Horta.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG