Linha Saúde funciona em exlusivo para gripe suína

A Linha Saúde Açores (808 246 024) entrou hoje em funcionamento, destinando-se exclusivamente a responder a eventuais casos de gripe suína, revelou o secretário regional da Saúde, Miguel Correia.

"Não há razões para alarme, mas é importante estar alerta", afirmou, acrescentando que, além de prestar ajuda e esclarecimentos, esta linha telefónica permitirá identificar eventuais casos suspeitos, evitando que os doentes se dirijam aos hospitais e centros de saúde.

Nesse sentido, as autoridades sanitárias recomendam que as pessoas que tenham viajado recentemente para zonas afectadas ou que tenham estado em contacto com pessoas que se deslocaram nos últimos 10 dias para essas zonas e sintam os sintomas de gripe devem contactar esta linha.

Miguel Correia revelou ainda que foi activado o nível de alerta 4 do Plano de Contingência dos Açores, na sequência das orientações das autoridades nacionais e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Da mesma forma, salientou que estão identificados, em todas as unidades de saúde do arquipélago, os procedimentos a seguir perante um caso suspeito de gripe suína.

Segundo o secretário regional de Saúde, existe uma ambulância em cada ilha destinada ao transporte de doentes suspeitos, com pessoal devidamente protegido.

Por outro lado, cada unidade de saúde possui uma entrada separada para casos suspeitos, actuando em articulação com o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores.

FR.

Lusa/fim uv

Mais Notícias

Outras Notícias GMG