Abraços, palmadinhas nas costas e sorrisos nos cumprimentos a Marcelo

Maria de Belém, Marisa Matias e Edgar Silva, não compareceram na cerimónia da posse de Marcelo Rebelo de Sousa

Abraços, palmadinhas nas costas e sorrisos abertos foram a marca da protocolar sessão de cumprimentos a Marcelo Rebelo de Sousa, que durou 45 minutos no Salão Nobre da Assembleia da República.

Ao lado do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, com dez bandeiras nacionais por trás, o novo Presidente da República recebeu as altas figuras do Estado, representantes dos órgãos de soberania, primeiro-ministro, membros do governo, deputados e convidados para a sessão de cumprimentos.

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, foi o último líder partidário a comparecer, mesmo antes dos últimos convidados desejarem felicidades a Marcelo Rebelo de Sousa.

O rei de Espanha, Felipe VI, com quem trocou breves palavras, o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, e o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, foram dos primeiros convidados a esperar na fila no Salão Nobre.

Marcelo Rebelo de Sousa beijou a mão a Manuela Eanes, mulher do ex-Presidente da República Ramalho Eanes, e teve direito a uma festinha na cara por parte da ex-ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, que recebeu de forma carinhosa.

Menos efusivo foi o cumprimento ao líder do CDS-PP, Paulo Portas, que foi à sessão acompanhado da candidata à liderança do partido, Assunção Cristas, e de João Almeida.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, o ex-dirigente comunista Domingos Abrantes, conselheiro de Estado, também passaram pelo Salão Nobre da Assembleia da República.

Entre os convidados, marcaram presença na sessão de cumprimentos o ensaísta Eduardo Lourenço, Eduardo Barroso, Freitas do Amaral, Luís Marques Mendes, os ex-ministros Aguiar Branco, Paula Teixeira da Cruz, Celeste Cardona e Maria Luís Albuquerque.

Sampaio da Nóvoa, Jorge Sequeira, Cândido Ferreira e Vitorino Silva foram os adversários na campanha presidencial que marcaram presença na sessão de cumprimentos.

Outros adversários, Maria de Belém, Marisa Matias e Edgar Silva, não compareceram na cerimónia da posse de Marcelo Rebelo de Sousa.

Também os dois filhos do novo Presidente da República participaram na sessão de cumprimentos.

Mais Notícias