A Torre de Belém num livro de Winnie The Pooh? Lisboa em 7 factos surpreendentes

Com o turismo em Lisboa a ganhar cada vez mais fãs, a projeção da cidade continua a aumentar. Uma realidade comprovada por estes factos curiosos

1. Números que adoramos

Lisboa é uma das cidades mais atrativas do mundo. Ou não fosse a escolhida por mais de 90% dos inquiridos num inquérito do Observatório do Turismo a congressistas estrangeiros quer como cidade de congressos quer como destino turístico a recomendar. A cidade fechará este ano com uma taxa de ocupação de 70%, um recorde que faz prever o surgimento de 2500 novos quartos nos próximos dois anos mais 10% a somar aos 3500 que abriram desde 2013 - Lisboa e Porto) - para acolher o boom de turistas. O aeroporto de Lisboa registou assim um dos resultados mais positivos da UE, com um tráfego de 6,9 milhões de pessoas só entre julho e setembro (o 8.º maior aumento entre 169 aeroportos). Decorrente de uma evolução extraordinária (26.º lugar em 2014), Lisboa já faz parte do top 10 de cidades mais atrativas para investir.

2. Restaurantes dos melhores do mundo

O mais recente Guia Michelin põe Lisboa ao nível do Algarve, região mais distinguida pelos críticos, cada um com oito estrelas. Entre os restaurantes que vale a pena experimentar, estão o Lab by Serge Arola, o Alma, o Eleven, o Feitoria, o Loco, a Fortaleza do Guincho e o Belcanto.

3. Compras de luxo no Chiado

Quando o assunto são compras, a capital também tem crescido em qualidade, marcas de luxo presentes e capacidade de atração de turistas compradores. A zona do Chiado, por exemplo, está hoje em 34.º lugar no ranking das ruas mais caras do mundo, conforme revela um estudo da Cushman & Wakefield. A liderar o ranking mantém-se a 5.ª Avenida, em Nova Iorque.

4. Os nossos monumentos a fazer mais História

São marcos que pretendem marcar momentos importantes da vida da cidade, mas continuam a fazer história nos nossos dias. É o caso da Torre de Belém, construía há mais de 500 anos para proteger Lisboa e homenagear o padroeiro da cidade, São Vicente, que recentemente fez uma aparição de destaque: surge no livro do famoso urso Winnie The Pooh feito para comemorar os 90 anos da personagem. Pooh e os amigos Christopher e Piglet a descansar nos jardins com a Torre de Belém ao lado, assim é a imagem que, segundo a Disney Portugal, "reflete a amizade e cumplicidade entre estes amigos e assinala de forma especial a data em Portugal".

5. Uma cidade para viver

O mais recente guia das cidades mais divertidas e vibrantes para visitar, elaborado pela Time Out, destaca Lisboa no top 3 das melhores do mundo, à frente até de Nova Iorque (depois de Chicago e Melbourne). A fazer jus à nossa hospitalidade, a facilidade de conhecer pessoas e fazer amigos é um dos fatores que mais pesam nesta escolha, que faz da capital uma das cidades mais acolhedoras do mundo. O inquérito abrangeu 20 mil pessoas de 18 países.

6. Uma marca apaixonante

A visibilidade trouxe a Lisboa mais reconhecimento, estando assim a cidade a captar atenções ao mais alto nível. Não é apenas a Volvo Ocean Race que quer manter a sua ligação aqui pelo menos pelos próximos dez anos (a próxima edição está marcada para 22 de outubro). Recentemente, Irina Shayk esteve aqui a gravar um anúncio para uma marca de cosméticos mundialmente famosa e partilhou o momento nas redes sociais, e o NewsMuseum, inaugurado em Sintra em abril, está nomeadi para Museu Europeu do Ano de 2017.

7. Os melhores do mundo

O talento português é reconhecido em todo o mundo. Agora é distinguido numa área notável: a Parques de Sintra foi distinguida - depois de ter sido a única empresa europeia a chegar às nomeações - como Melhor Empresa do Mundo em Conservação, nos World Travel Awards.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG