A paixão de Veneza encanta jovens do DN escolas

A poucos dias do regresso, os vencedores do DN escolas relatam mais um dia de emoções, em Veneza, a cidade do amor.

A viagem aproxima-se do fim e os laços criados são cada vez mais fortes. Hoje, Veneza, a cidade do amor, recebeu os vencedores do DN escolas, de manhã cedo, pelo barco da carreira que partiu de Mestre. O dia nasceu cheio de surpresas no bolso: desde a descoberta da cidade, que foi sentida de forma heterogénea pelos jovens, à visita da Vidraria Vecchio Murano, sem esquecer a chegada dos dois elementos do Diário de Notícias e a grande final do concurso "DN escolas tem talento", que se realizou na praça de São Marcos.

"Há lugares que nos contam uma história em cada ponte, em cada rua, em cada confronto de olhares desconhecidos. Lugares que ultrapassam a beleza que exibem com uma aura envolvente, única, inexplicável. Veneza rima comigo. Acolheu-me. Beijou-me. E, por mais pertencentes, senti que havia espaço para mim no seu infindável coração." A frase é lida no autocarro e deixa todos os corações um bocadinho mais quentes. Teresa Poças, sorri, corada, ao ouvir alto as suas palavras. Jacinta Abreu diz que um dia voltará e será capaz "de sentir toda a importância desta cidade deslumbrante" e para Juliana Pereira "Veneza fez-nos sentir borboletas no estômago."

Contudo, nem todos os jovens sentiram a cidade com o mesmo encanto. Enquanto que para Elvira Santos, "Veneza é o quadro renascentista que continua a ser pintado", para os Marretas, a descoberta da cidade revelou-se aquém das expectativas. Ana Beatriz Varanda, um dos elementos da equipa, diz que "nem os emblemáticos canais, nem as encantadoras máscaras Venezianas chegaram para ser comprado o bilhete de volta a esta cidade."

Do passeio pelos canais, à visita da Praça de São Marcos, Vidraria Vecchio Murano e Palácio Ducale, Veneza serviu, ainda, de palco para os nossos 3 grandes finalistas. Houve poesia, com Juliana Campos; uma atuação musical de Backstreet Girls, que escreveram uma letra original sobre a viagem e, uma performance de teatro, encenada e interpretada por Churchill & Roosevelt. O júri, composto por Bruno Matias e Joana Machado, os dois elementos do Diário de Notícias que vieram acompanhar o grupo durante os próximos dois dias da viagem, ouviu os jovens e deliberou: "foram todos muito bons, mas tendo em conta a pertinência do tema, as Backstreet Girls tinham que ser as vencedoras."

Hoje, em Veneza. Amanhã acordamos em Florença.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG