Seguro lidera diretas no PS com cerca de 96% dos votos
António José Seguro conseguiu cerca de 96 por cento nas eleições diretas para o cargo de secretário-geral do PS, embora os resultados ainda sejam provisórios.
Na disputa entre António José Seguro e o seu único opositor, o militante socialista Aires Pedro, conseguiu apenas 12 deputados ao congresso.
Relacionados
Além do líder do partido, 45 mil militantes socialistas elegem até ao final do dia de hoje 1825 delegados para o XIX Congresso Nacional do PS, que se realiza entre 26 e 28 de abril em Santa Maria da Feira.
Ao contrário do que sucedeu nas "diretas" disputadas há dois anos entre Seguro e o ex-líder parlamentar do PS Francisco Assis, em que os militantes votaram ao longo de dois dias, as eleições realizam-se agora num único dia.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Uma mudança que ocorreu na sequência da revisão estatutária aprovada em 2012 e que, de acordo com atual a direção do PS, visou reforçar as regras de transparência na vida interna deste partido.
Outra alteração relevante no plano interno foi a proibição de os militantes poderem pagar as quotas no momento da votação.
Para as eleições de hoje, os militantes com capacidade eleitoral tiveram de pôr as suas quotas em dia até 12 de março passado, ou seja, um mês antes do ato eleitoral.