Relatório final sobre 'swaps' entregue terça-feira

Entrega do documento, da autoria da deputada Clara Marques Mendes, estava prevista para esta segunda-feira.

O relatório final da comissão parlamentar de inquérito aos contratos de "swap" será entregue amanhã e não hoje, segunda-feira, como estava inicialmente previsto. Segundo o DN apurou, a deputada relatora do documento, a social-democrata Clara Marques Mendes, pediu o adiamento, alegando não ter em sua posse algumas atas das reuniões, cuja informação será importante para o relatório final.

A comissão parlamentar de inquérito aos swaps realizou 42 audições. Só a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, por lá passou três vezes: uma como secretária de Estado do Tesouro, as restantes já nas atuais funções. Os deputados ouviram antigos governantes, como Carlos Costa Pina e Teixeira dos Santos, gestores de empresas públicas e administradores de bancos que venderam os swaps, e os reguladores, Banco de Portugal e Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM).

Esta comissão tinha vários objetivos, desde apurar responsabilidades pela contratação dos instrumentos financeiros, o respetivo conhecimento das tutelas políticas e o acompanhamento que os supervisores faziam sobre o comércio de "swaps".

Mais Notícias

Outras Notícias GMG