Passos Coelho reúne-se com o primeiro-ministro holandês

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, desloca-se hoje a Haia, Holanda, onde se reunirá com o seu homólogo Mark Rutte, com quem debaterá o futuro da União Europeia (UE).

De acordo com o programa divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho terá um encontro com o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, cerca das 13:00 (12:00 em Lisboa), seguindo-se um almoço de trabalho e uma conferência de imprensa conjunta.

O reforço dos contactos bilaterais com os chefes de Estado e de Governo e a discussão do futuro da UE são, segundo o gabinete do primeiro-ministro português, os objetivos desta deslocação a Haia.

Estes objetivos são idênticos aos de outras deslocações na Europa já realizadas por Passos Coelho, a última das quais a Viena, que incluiu contactos bilaterais com o chanceler e o presidente da Áustria, uma ida à ópera e uma visita a um programa de ensino dual.

A Holanda, que no final da semana passada anunciou que está a preparar novas medidas de austeridade para cumprir os limites do défice exigidos pela UE, é um dos países que tradicionalmente alinha ao lado da Alemanha nas exigências feitas aos países do sul da Europa.

A Holanda é a quinta maior economia da zona euro, um dos onze países do mundo que tem atualmente um 'rating' da dívida de AAA - a nota máxima atribuída pelas agências de notação financeira - e um dos principais clientes de Portugal.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações portuguesas para a Holanda ascenderam a 1.896 milhões de euros no ano passado, um crescimento de 221 milhões de euros em relação a 2011.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG