Ministros europeus felicitam Machete por "saída limpa"

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros recebeu os parabéns de colegas europeus pela "saída limpa" de Portugal do programa da 'troika', disse hoje Rui Machete à Lusa.

Machete participou hoje em Viena numa reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros do Conselho da Europa, uma organização de que fazem parte todos os 28 Estados da União Europeia.

Questionado sobre se algum dos outros ministros lhe tinha dado parabéns pela "saída limpa", Machete respondeu: "Alguns homólogos deram, sim".

Machete não especificou de que países eram os ministros que o saudaram, acrescentando apenas que "consideraram que era normal, mas que era extremamente positivo".

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou no domingo que o Estado português poderá regressar aos mercados financeiros sem necessidade de um "programa cautelar", concluindo assim a intervenção direta da 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) em Portugal. No jargão dos meios políticos, este processo é descrito como uma "saída limpa".

A reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros do Conselho da Europa em que Machete participou destinou-se a assinalar o 65.º aniversário da organização, bem como a transferência da sua presidência rotativa da Áustria para o Azerbaijão. O principal tema da reunião foi a agitação na Ucrânia.

O Conselho da Europa é uma instituição deliberativa que visa a promoção da paz e da cooperação no continente. Tem atualmente 47 membros. Portugal faz parte da organização desde 1976.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG