Marcelo participa nas comemorações dos 45 anos da Autonomia dos Açores na sexta-feira e no sábado

Marcelo Rebelo de Sousa estará esta sexta-feira presente na inauguração da Biblioteca Álvaro Monjardino, numa homenagem ao primeiro presidente do órgão máximo da autonomia regional.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita os Açores, na sexta-feira e no sábado, para participar nas comemorações dos 45 anos da Autonomia da região, na cidade da Horta.

No sábado, dia em que passam 45 anos da abertura solene da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Marcelo de Rebelo de Sousa preside a uma sessão evocativa, na sede do parlamento açoriano, na Horta (Faial), segundo informação da presidência da República.

O chefe de Estado será o último a intervir, depois dos deputados dos oito partidos com assento parlamentar (PS, PSD, CDS-PP, CH, BE, PPM, IL e PAN), do presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e do presidente da Assembleia Legislativa, Luís Garcia.

Um dia antes, na sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa estará presente na inauguração da Biblioteca Álvaro Monjardino, numa homenagem ao primeiro presidente do órgão máximo da autonomia regional.

A biblioteca será instalada no antigo edifício do Conservatório Regional da Horta, que acolherá também o Museu do Parlamento, projeto de decorre de uma resolução de 2015, aprovada em plenário, mas cuja data de abertura ao público não está ainda definida.

As comemorações dos 45 anos da Autonomia dos Açores incluem ainda uma sessão histórico-cultural, que recriará a primeira sessão, no edifício que acolheu a primeira sede do parlamento açoriano, mas Marcelo Rebelo de Sousa já não participará na cerimónia.

A então Assembleia Regional dos Açores reuniu-se pela primeira vez em 20 de julho de 1976, na Sociedade Amor da Pátria, numa sessão preliminar em que foi feita a verificação de poderes dos deputados eleitos, em 27 de junho daquele ano, e foi marcada a data da abertura solene para 04 de setembro.

O Presidente da República já se tinha deslocado, em julho, à Madeira, onde participou também nas comemorações dos 45 anos da constituição da Assembleia Legislativa Regional.

Nessa visita, de um dia, Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou uma estátua em homenagem aos profissionais de saúde que enfrentaram a pandemia, no exterior do parlamento regional, e visitou o Banco Alimentar Contra a Fome, uma unidade hoteleira e o Centro de Apoio aos Sem-Abrigo.

No final de abril, o Presidente da República deslocou-se aos Açores e à Madeira, num fim de semana, para apresentar cumprimentos às autoridades das duas regiões autónomas.

Naquela que foi a sua primeira deslocação às regiões autónomas, no segundo mandato, Marcelo Rebelo de Sousa reuniu-se com representantes da República, presidentes dos governos e dos parlamentos regionais e partidos políticos.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG