Marcelo critica Cavaco por negar ter falado no BES

O Presidente da República não deve explicações ao Parlamento sobre o BES, diz Marcelo Rebelo de Sousa, que critica o facto de Cavaco ter negado ter falado sobre o banco antes da sua derrocada.

O comentador da TVI lembrou que já se sabia que Cavaco se tinha encontrado com Ricardo Espírito Santo e afirmou que não deve explicações aos deputados, tal como pediu o PS.

Marcelo criticou, no entanto, o Presidente por dar a entender "à opinião pública" que não falou do BES antes do banco entrar em situação de crise. Na sua opinião, quando o PR disse, em julho de 2014, que o Banco de Portugal lhe tinha garantido que estava tudo bem com o grupo, "falou". "E falou em termos que levaram a acreditar que o aumento de capital era para levar a sério", assegurou.

As declarações de Cavaco Silva sobre o assunto foram proferidas durante uma viagem à Coreia. Na altura afirmou: "O Banco de Portugal tem sido peremtório e categórico a afirmar que os portugueses podem confiar no Banco Espírito Santo dado que as folgas de capital são mais que suficientes para cumprir a exposição que o banco tem à parte não financeira, mesmo na situação mais adversa"

Mais Notícias

Outras Notícias GMG