Empresa dos EUA investe 2,5 milhões em fábrica do Barreiro

A multinacional norte-americana General Dynamics investiu 2,5 milhões de euros na fábrica portuguesa que produz as viaturas blindadas Pandur de oito rodas, visando o mercado exportador.

O presidente da Fabrequipa adiantou ao DN que o investimento - em máquinas novas - vai permitir a reativação da empresa do Barreiro, criada há uma década no âmbito das contrapartidas pelo contrato de compra de 260 viaturas Pandur para as Forças Armadas.

Francisco Pita sublinhou que a sua empresa tornou-se a única a nível mundial com capacidade para construir as Pandur de uma ponta a outra, após o desinvestimento registado nas fábricas da Áustria e em Espanha, ficando com capacidade para fazer "regressar 200 funcionários e criar mais 100 postos de trabalho".

A Fabrequipa ficou com "licenças de exportação" das Pandur para mercados da Ásia e África, havendo negociações em curso com países que Francisco Pita se escusou a identificar.

Quanto ao contencioso com o Governo português, que rescindiu o contrato de compra das 260 Pandur por incumprimentos sucessivos, Francisco Pita disse que o processo continua em tribunal.

Recorde-se que Portugal acabou por adquirir apenas 160 Pandur, havendo outras 40 construídas e não aceites pelo Estado.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG