Cavaco dá hoje posse a dois novos ministros

O Presidente da República, Cavaco Silva, confere hoje posse a dois novos ministros, Luís Marques Guedes e Miguel Poiares Maduro, e a quatro secretários de Estado, Teresa Morais, Emídio Guerreiro, Pedro Lomba e Pedro Cardoso da Costa.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, substituiu na quinta-feira Miguel Relvas como ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, uma semana depois da sua demissão, e repartiu a pasta por dois novos ministros, Marques Guedes e Miguel Poiares Maduro.

Luís Marques Guedes, até agora secretário de Estado da Presidência, ascende a ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, e terá Teresa Morais como secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, cargo que já ocupava sob a tutela de Miguel Relvas, e Emídio Guerreiro como secretário de Estado do Desporto e Juventude.

O professor universitário Miguel Poiares Maduro será ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional - recebendo do Ministério da Economia a pasta do Desenvolvimento Regional - e terá Pedro Lomba como seu secretário de Estado adjunto e Pedro Cardoso da Costa como secretário de Estado para a Modernização Administrativa.

Segundo fonte do gabinete do primeiro-ministro, a equipa de Miguel Poiares Maduro ainda não está fechada e este deverá ainda indicar nomes para a administração local e o desenvolvimento regional.

Poiares Maduro terá a seu cargo a tutela da comunicação social, do desenvolvimento regional e das autarquias locais, enquanto Luís Marques Guedes terá a tutela da Presidência do Conselho de Ministros, dos assuntos parlamentares e da juventude e do desporto.

A posse dos novos membros do Governo está marcada para as 12:00, no Palácio de Belém.

Com a posse destes novos membros do Governo, deixam o executivo o até agora ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, que se demitiu na semana passada por falta de "condições anímicas" para continuar no Governo, e três dos seus secretários de Estado: Feliciano Barreiras Duarte, Ana Rita Gomes Barrosa e Alexandre Mestre.

Feliciano Barreiras Duarte ocupou o cargo de secretário de Estado adjunto de Miguel Relvas e Alexandre Mestre exerceu funções como secretário de Estado do Desporto e Juventude, os dois desde o início da legislatura.

Por sua vez, Ana Rita Gomes Barosa tinha tomado posse há cerca de dois meses, no dia 01 de fevereiro, como secretária de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, em substituição de Paulo Júlio.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG