Assis e João Proença no Secretariado do PS

O ex-líder parlamentar socialista Francisco Assis e o ex-secretário-geral da UGT João Proença vão entrar para o Secretariado Nacional do PS, disse hoje à agência Lusa fonte oficial deste partido.

Além destes dois nomes que entram para o órgão de direção partidário mais restrito, o secretário-geral do PS, António José Seguro, tem o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, como "número um" da lista única para a Comissão Política Nacional do PS.

O Secretariado Nacional e a Comissão Política Nacional do PS serão eleitos no sábado, em Setúbal, em reunião da Comissão Nacional do PS, o órgão máximo deste partido entre congressos.

Em setembro de 2011, depois de ter sido eleito líder do PS, António José Seguro formou um Secretariado Nacional com 11 elementos e com cinco adjuntos.

No último ano e meio, saíram da equipa inicial do Secretariado Nacional do PS José Luís Carneiro e Fernando Moniz, que assumiram respetivamente as lideranças das federações socialistas do Porto e de Braga.

Da atual equipa de Seguro no Secretariado Nacional do PS fazem parte Alberto Martins, António Galamba, Eurico Brilhante Dias, Jamila Madeira, João Assunção Ribeiro (porta-voz), Jorge Seguro Sanches, Maria Amélia Antunes, Miguel Laranjeiro, Rui Solheiro e Sónia Sanfona.

São adjuntos do Secretariado Nacional do PS Álvaro Beleza, João Serrano, Joaquim Raposo e Susana Amador.

A nova Comissão Política do PS, cuja lista será encabeçada por António Costa, deverá manter a maioria dos nomes que resultaram de um consenso feito em 2011, em que a linha maioritária de Seguro indicou cerca de dois terços dos 65 efetivos deste órgão e a minoria que então apoiou Francisco Assis o restante terço.

Na reunião da Comissão Nacional do PS será ainda reeleito o diretor do jornal oficial deste partido, "Ação Socialista", Luís Pita Ameixa, que terá inerência na Comissão Política dos socialistas.

Além da eleição de órgãos partidários, o outro ponto da ordem de trabalhos da reunião é a análise da situação política.

Mais Notícias

Outras Notícias GMG